Ascomicetos
A fala e a comunicação dão aos nossos ouvidos um papel especial na vida humana. Mesmo assim ouvir não é a tarefa mais importante do ouvido. Você pode viver sem som, mais a sua sobrevivência iria ficar bem mais difícil sem o outro papel essencial do ouvido é ele que da o senso de equilíbrio.
Sem os órgãos dos ouvidos não poderíamos nem se quer se levantar da cama e muito menos treinar algum esporte.
Os órgãos do equilíbrio há em todo atual reino animal, que são os órgãos para detectar todos os movimentos e gravidade.
As três voltas dessa estrutura são canais cheios de líquidos que dizem ao cérebro como a cabeça esta se movendo, se para cima ou para baixo ou de uma lado para o outro.
Quando a cabeça gira o líquido escorre para direção oposta.
Esse líquido passa por um registro microscopico que mede seu fluxo
Há um tapete de fibras que estão em constante contato com o líquido, essas fibras pode perder o contato com o líquido se você gira a cabeça derrepente elas enviam mensagem dizendo que você ainda esta em movimento e o cérebro fica confuso e você fica tonto.
Há um segundo órgão de equilíbrio que responde há gravidade que fica próximo a cóclea que é cheio de fluido
Potencial de ação
* Ocorre pela excitação de células nervosas através dos impulsos nervosos que são recebidos do meio externo. * Resultado do disparo sincrônico de muitas fibras do nervo auditivo, após a estimulação sonora ser processada em energia bioelétrica, através das CCI. O tempo de ocorrência de cada potencial depende da velocidade da onda viajante pela membrana basilar. A velocidade é maior na espira basal e diminui progressivamente na direção da espira