asas
Nomes: Daniel N. Ulharuzo/Matheus S. Roza
1. O modelo de negócios da Blockbuster era oferecer aluguéis de fitas de vídeo, através de uma ampla rede de lojas espalhadas em diversos países. Este modelo deu muito certo, uma vez que o setor era composto por pequenas redes de lojas ou empresas familiares, o que facilitou o domínio do mercado pela Blockbuster.
2. A Blockbuster foi profundamente afetada pela evolução tecnológica, tanto da internet, quanto da evolução dos sistemas utilizados. Com a entrada da Netflix, uma empresa sem nenhuma loja física, no mercado de locações de filmes, a Blockbuster sofreu um impacto que nunca tinha sofrido em sua história.
A Blockbuster que já era consolidada no mercado, sofreu com o grande problema que as empresas costumam enfrentar quando não procuram acompanhar a evolução tecnológica, foi ultrapassada por uma empresa menor e com uma estrutura mais enxuta. O modelo de negócios adotado pela Netflix proporcionava muito mais comodidade aos usuários, e aliado à propagação da utilização da internet trouxe à tona os problemas que a Blockbuster já tinha, porém que estavam escondidos no sucesso que a empresa obtinha. A obsolescência dos servidores da Blockbuster é um claro exemplo disso, a empresa não investiu durante 10 anos na renovação de suas máquinas, o que trouxe graves consequências quando elas precisaram ser utilizadas de maneira mais intensa. Além de tudo isso, a indústria do entretenimento sofreu o grande baque da disseminação da pirataria, mas que não parece fazer sentido considerarmos nesse caso, já que a Netflix conseguiu obter sucesso mesmo considerando esse fator.
3. A Blockbuster está resolvendo o seu problema de forma parcial. Ela está acompanhando a evolução dos novos serviços tecnológicos, e está criando sistemas equivalentes a fim de inibir um maior desenvolvimento da concorrência. Entretanto, ela está muito vinculada a um modelo de