asa principais crenças do brasil
O Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa. Em função da miscigenação cultural, fruto dos vários processos imigratórios, encontramos em nosso país diversas religiões (cristã, islâmica, afro-brasileira, judaíca, etc). Por possuir um Estado Laico, o Brasil apresenta liberdade de culto religioso e também a separação entre Estado e Igreja.
As Principais religiões e crenças no Brasil e seus seguidores:
Igreja Católica Apostólica Romana 124.980.132
Assembléia de Deus 8.418.140
Igreja Batista 3.162.691
Congregação Cristã do Brasil 2.489.113
Espiritismo 2.262.401
Igreja Universal do Reino de Deus 2.101.887
Igreja do Evangelho Quadrangular 1.318.805
Testemunhas de Jeová 1.104.886
No simpósio “País passa por mutação religiosa”, apresentado na Reunião da SBPC, especialistas discutiram os primeiros resultados do Censo Demográfico 2010, que mostram as mudanças ocorridas na última década
Os dados do IBGE comprovam: há uma redução na proporção de católicos e um aumento dos evangélicos e dos sem religião no Brasil.
Mas, para Antônio Flávio Pierucci, secretário geral da SBPC, docente da pós-graduação de Sociologia da USP e editor da revista do Cebrap, “não há nada que diga que o futuro será protestante, mas com certeza será bastante diversificado”.
A estatística e demógrafa do IBGE Nilza Martins Pereira apresentou dados sobre as declarações de religião de todo o país. O que se viu foi o declínio dos praticantes da religião católica, que hoje são 74% da população brasileira, e o aumento dos que disseram ser evangélicos (15,4%) ou não ter religião (7,3%). Há ainda uma pequena parcela (3,6%) correspondente a outras religiões.
Antônio Flávio Pierucci destacou que a simples análise do crescimento dos evangélicos – cujo aumento em números absolutos é de praticamente 100% – acaba escondendo que não só a religião católica está em declínio, mas que também os protestantes históricos (chamados protestantes de