As áreas de atuação do arquiteto e urbanista e o mercado de trabalho
Os Arquitetos têm como função projetar e organizar espaços internos e externos, segundo critérios de estética, conforto e funcionalidade. Este profissional faz projetos e coordena a construção ou a reforma de casas e edifícios residenciais ou comerciais em pareceria com engenheiros. É de responsabilidade deste profissional o estudo das acomodações domésticas, das tecnologias que permitem a construção de grandes obras e o planejamento da ocupação do espaço urbano. Como as atividades que se referem a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística, urbanismo, projeto de interiores, planejamento físico urbano e regional. O profissional é qualificado a exercer atividades como planejamento, projetos, especificação, direção e execução de obras, fiscalização de obras e serviços, orçamento, supervisão, orientação técnica, coordenação, ensino, pesquisa, extensão, assessoria, controle de qualidade, estudos de viabilidade técnica-econômica, consultoria, vistoria, perícia, avaliação, produção técnica-especializada entre outras atividades inerentes a profissão. Os profissionais formados em arquitetura e urbanismo também podem desempenhar atividades no campo do desenho industrial e na área de comunicação visual.
* Arquitetura de interiores:
Organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação, a estética e a funcionalidade.
* Arquitetura industrial:
Planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas e os padrões técnicos e de segurança exigidos de acordo com a área de atuação do cliente.
* Arquitetura verde:
Desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local, a fim de causar o menor impacto ambiental possível, também chamada de arquitetura orgânica.