Fichamento
Em todas as escalas
Arquitetura e Urbanismo
O arquiteto urbanista se preocupa essencialmente com as relações entre o ambiente e a qualidade de vida
O profissional atua na organização do espaço público, na execução de políticas públicas voltadas para as questões urbanas e no espaço privado, dando vida a projetos de edificações. Durante muito tempo, o setor público era o grande mercado dos arquitetos no Brasil, mas isso mudou, avisa o coordenador do Colegiado de Graduação da Arquitetura, professor César Gualtieri.
|Eber Faioli |
|[pic] |
Qual a área de atuação do arquiteto?
Desde a Antiguidade, o arquiteto é o profissional que cuida do hábitat humano. Ele planeja desde o habitar mínimo – a unidade residencial – até a cidade. Ele cuida de todos os aspectos que envolvem a convivência na cidade.
Ele é um profissional ligado essencialmente ao planejamento?
Não só ao planejamento, mas à execução desse planejamento, quer na escala da habitação, quer na escala da cidade. Em Belo Horizonte, por exemplo, todos os órgãos de planejamento ligados à qualidade de vida urbana contam com arquitetos ou são coordenados por eles – temos profissionais cuidando do tráfego da cidade, do patrimônio histórico, do meio ambiente, etc. Além disso, o arquiteto atua diretamente na construção civil, onde sua presença é mais conhecida.
Em que medida o trabalho do arquiteto pode se confundir com o do engenheiro civil?
O único país do mundo em que se confundem essas profissões, por problemas de tradição e de cultura, é o Brasil. Na área de execução da edificação, o engenheiro