História do teatro
[pic]
[pic]
1 ORIGENS DO TEATRO
O teatro é quase tão antigo quanto a presença humana na Terra. Suas origens e formas primitivas datam dos primórdios do homem – a transformação numa outra pessoa é uma das formas arquetípicas de expressão humana. Quando os homens se reuniram ao redor de uma fogueira, abrigados do universo hostil e começaram a se movimentar e a emitir sons para mostrar aos outros como se sentiam ou para representar as forças do universo, o teatro surgiu. Desde os tempos pré-históricos uma espécie de “instinto de representação teatral” se manifesta de várias formas, tais como:
- rituais de caça (com homens representando animais numa tentativa simbólica de dominá-los);
- danças guerreiras (para evocar poderes mágicos sobre os adversários);
- rituais religiosos (com canto, dança) invocando forças sobrenaturais com a finalidade de proteger e/ou dar poder a quem os oficiava. Com o surgimento das primeiras civilizações (Egito Antigo, Mesopotâmia, Creta, Micenas, etc.) os ritos religiosos assumem um caráter mais complexo e podem ser chamados de manifestações pára-teatrais.
[pic]
No momento em que um sacerdote ou oficiante passou a realizar o culto diante dos outros, estávamos a um passo do teatro.
[pic]
2 GRÉCIA ANTIGA
A História do Teatro ocidental começa na Grécia antiga, com a realização de ritos da fertilidade e com a atividade dos menestréis – mistura de poetas, cantores, músicos e declamadores que fazem das lendas e dos acontecimentos ancestrais material para o seu trabalho.
2.1 OS DITIRAMBOS
No século VI a.C. acontecia uma forma de procissão em louvor ao deus Dioniso (ou Dionysos) – o deus do arrebatamento, do êxtase, do horror e da embriaguez. Essas procissões eram chamadas Ditirambos e delas tomavam parte multidões de homens e mulheres cantando e dançando - eles vestidos de sátiros (homens-bodes, com chifres, pernas e pés de