Media salarial de engenheiro
Projetar, supervisionar e executar obras de arquitetura/edificações; trabalhar com reformas e restaurações; além de atuar no controle e planejamento do espaço como urbanista, paisagista e designer de interiores. Essas são algumas das funções do profissional formado em arquitetura e urbanismo.
A formação do arquiteto e urbanista é muito ampla e durante muito tempo o profissional era identificado como aquele que atuava no projeto, na construção ou em uma reforma. Mas o arquiteto e urbanista é muito mais que isso. Uma das funções paralelas é trabalhar com o planejamento de cidades.
Profissão Regulamentada
Assim que termina a faculdade, todo arquiteto precisa tirar um registro profissional no CREA (Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos) de sua região. Há mais de 40 anos, o órgão disciplina a carreira e as formas de atuação do profissional. Quem não tem registro está exercendo a profissão de maneira ilegal e, portanto, cometendo um crime.
O Brasil tem hoje 89 mil arquitetos e urbanistas, sendo que a maioria está no Sudeste (62% dos profissionais). As regiões Norte e Centro-Oeste têm juntas 8% dos arquitetos e urbanistas, a região Sul apresenta 22% e a região Nordeste, 8% dos profissionais.
O Estado de São Paulo concentra 1/3 dos arquitetos do Sudeste. Para se ter uma idéia, mais de 35 mil residem no Estado. São Paulo também oferece o maior número de universidades eo mercado de trabalho mais atraente para a área
MERCADO DE TRABALHO
A expectativa entre os arquitetos é que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que aqueceu a construção civil, tenha reflexos positivos também na arquitetura. Por enquanto o mercado não foi atingido, mas pode ser apenas uma questão de tempo. A expectativa está em pauta por vários motivos, um deles porque o programa facilita os empréstimos para a compra de imóveis. Outro fator que torna esse mercado aquecido é a mudança de mentalidade da