As velas ardem até ao fim
Guião de Apresentação Oral – 1º Período
INTRODUÇÃO
Título do livro: As velas ardem até ao fim
Autor: Sándor Márai
Editora: Dom Quixote
Data da 1ª edição: Outubro de 2001
Data de edição: Maio de 2014 (26ª edição)
Traduzido do húngaro por Mária Magdolna Demeter
Sándor Márai nasceu a 11 de abril de 1900 em Kassa, uma pequena cidade húngara pertencente à atual Eslováquia, e morreu a 22 de fevereiro de 1989 em San Diego, Estados Unidos da América. Passou um período de exílio voluntário na Alemanha e na França durante o regime de Horthy, nos anos 20, até que abandonou definitivamente o seu país em 1948, com a chegada do regime comunista, tendo emigrado para os Estados Unidos. A posterior proibição da sua obra na Hungria fez cair no esquecimento um dos escritores mais importantes da literatura centro-europeia. Várias décadas mais tarde foi redescoberto no seu país e no mundo inteiro. Foi um dos maiores escritores da língua húngara, tendo escrito mais de sessenta livros.
Escolhi este livro porque a minha mãe me recomendou a lê-lo. Ela já o tinha lido há algum tempo e depois de uma pequena pesquisa que fiz sobre o livro decidi lê-lo também.
DESENVOLVIMENTO
Resumo da história: A história baseia-se na forte amizade existente entre dois rapazes que se conhecem logo em crianças. Estes são como dois irmãos, estiveram sempre juntos durante a infância, conheciam-se muito bem. Um deles, Henrik, é filho de um general do exército, enquanto que o outro, Konrád, provém de uma família polaca decadente e pobre.
A história começa com a chegada de uma carta de Konrád a casa de Henrik, quarenta e um anos depois do seu desaparecimento. Nesta carta, Konrád avisa que vai voltar a casa de Henrik para o visitar.
Konrád tinha desaparecido enquanto ambos prestavam serviço militar, quarenta e um anos antes.
O mundo de Henrik pára nessa altura, o momento pelo qual esperou quarenta e um anos finalmente chegara.
Segundo Henrik, o desaparecimento