LOCALIZAÇÃO ABSOLUTA
1
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar os conhecimentos adquiridos num plano de estudo e pesquisa, realizado em grupo para melhor conhecimento do tema – Localização Absoluta, na disciplina de geografia.
A localização absoluta é utilizada para sabermos exatamente onde se situa um lugar. Baseia-se em coordenadas geográficas - latitude e longitude. Para conhecermos essas coordenadas, necessitamos de conhecer as principais linhas imaginárias em que se baseiam.
Fig 1 – Mapa Mundo
2
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo ou num mapa que se podem medir para norte ou para sul a partir do equador (latitude) e a partir do meridiano de Greenwich para este ou para oeste (longitude). É através da interseção de um meridiano com um paralelo que podemos localizar cada ponto da superfície da Terra.
Fig 2 – Coordenadas
Geográficas
3
CÍRCULOS MÁXIMOS
Os círculos máximos são círculos traçados á volta da terra que a dividem em duas partes iguais, como por exemplo o equador .
Fig 3 – Circulo Máximo
4
MERIDIANOS
Meridianos são círculos que passam pelos polos e são perpendiculares ao equador, dividindo a Terra em duas partes iguais. Também são considerados círculos máximos.
O meridiano mais convencional é o meridiano de Greenwich, que passa por uma cidade de Inglaterra com o mesmo nome.
Fig 4 – Meridiano de Greenwich
5
CÍRCULOS MENORES
Círculos menores são círculos que dividem a terra em duas partes diferentes.
Fig 5 – Círculo Menor
6
PARALELOS
Paralelo é todo o círculo menor perpendicular ao eixo terrestre e portanto, paralelo ao equador.
Fig 6 - Paralelos
7
CONCLUSÃO
Podemos concluir que a localização absoluta é bastante importante para sabermos com precisão qual a posição de qualquer lugar na superfície terrestre. Por exemplo quando vamos viajar e estivermos perdidos, a tecnologia GPS
que se baseia