As tranças de bintou
Este trabalho foi feito tendo como base a estória “As tranças de Bintou” e o texto científico "Uma abordagem integrada da aprendizagem”, com o objetivo de realizar uma síntese reflexiva entre ambos.
A estória “As tranças de Bintou”, apresenta características interessantes, pois aborda questões culturais de forma lúdica e reflexiva.
No texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” nos remete a uma reflexão sobre a significação da aprendizagem, de como estamos preocupados em promover um ensino que possua uma real significação no cotidiano de nossos alunos. Podem existir diversos tipos de aprendizagem, com objetivos distintos e que requerem múltiplas opções de ensino.
2. SÍNTESE REFLEXIVA:
A Literatura na educação infantil quando utilizada de maneira adequada, é um instrumento de suma importância na construção do conhecimento e da aprendizagem da criança, fazendo que ela entenda a leitura não somente como um ato de aprendizagem significativa, mas também como uma atividade prazei rosa.
A estória do vídeo “As tranças de Bintou”, trabalha com conceito que a menina já havia adquirido, devido ao seu desejo de ter tranças e conquistar a beleza como as mulheres adultas e em especial sua irmã.
Sua avó, levando em conta sua experiência adquirida pela idade e respeitando as tradições de seu povo, usou toda sua sensibilidade e sabedoria para encontrar uma solução para os desejos de sua neta, de uma maneira sábia e positiva fez com que a menina compreende-se e aceita-se os motivos e intenções existentes por trás de toda aquela tradição dos beirotes.
Esta estória nos passa um grande aprendizado, pois enquanto professores devemos para e planejar nossa aulas sempre motivando nossos alunos a descobrirem o porquê de se aprender certo conteúdos, porque podemos fazer certas coisas e outras não, os reais motivos por de trás das regras existentes em nossa sociedade.
O uso desta estória dá sentido ao que o texto