As Tic na sala de aula
MESTRADO EM EDUCAÇÃO – GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE CENTROS EDUCACIONAIS
DICIPLINA: As Tic na sala de aula
TUTORA: Michele Andréia Borges
Introdução
A construção dos conceitos deve ser trabalhada de diversas maneiras, isto é, por meio de situações-problema relacionadas à realidade do aluno, atividades com jogos, textos envolvendo a história da Matemática e também alguns recursos tecnológicos. Neste trabalho vamos falar sobre a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula.
Nas últimas décadas, o impacto das novas tecnologias tem provocado mudanças significativas na vida das pessoas, tanto na área da educação quanto em outros segmentos.
Em um supermercado, por exemplo, há um terminal que informa o preço de um produto com rapidez e eficiência ao ler o código de barras. De maneira semelhante a utilização de computadores ligados em rede, como a internet, possibilita o envio e o recebimento de mensagens, o ensino à distância, a obtenção de informações bancárias e a realização de pesquisas com agilidade.
No dia a dia, o aluno está estreitamente ligado às tecnologias, que evoluem rapidamente e se tornam cada vez mais acessíveis. Esse dinamismo e a democratização das tecnologias passaram a fazer parte da cultura da geração atual.
Nesse contexto, é fundamental que o professor reflita sobre essa realidade, repensando a sua prática, para que possa fornecer as ferramentas motivadoras ao aluno e, dessa forma, ajuda-lo a construir conhecimentos. Além disso, o professor deve buscar novas formas de ação que permitam a seus alunos lidar, por exemplo, com o computador e com a calculadora.
De acordo com os PCN’s, a calculadora é “um recurso útil para a verificação de resultados, correção de erros, podendo ser um valioso instrumento de autoavaliação. A calculadora favorece a busca e percepção de regularidades matemáticas e o desenvolvimento de estratégias de resolução de situações-problema pois ela estimula a descoberta de estratégias e a