As teorias da administração
RA – 436145
Curso – Administração EAD
Frederick Winslow Taylor – Administração científica.
A teoria de Taylor seguiu o caminho inverso começando de baixo para cima, iniciou no estudo do trabalho do operário. Em um primeiro momento ,quando publicou o seu livro “Shop Management” (1903), Taylor concentrou seus estudos na técnica de racionalização do trabalho operário, baseado em um estudo de tempo e movimento (Motion-time study). Este estudo objetivava a isenção de movimentos inúteis para que o operário realizasse de forma mais simples e rápida a função com base em um tempo médio pré-estabelecido.
Em um segundo momento, quando Taylor publica o seu livro Princípios da Administração Cientifica (1911) ,ele conclui que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa para tornar coerente a aplicação de seus princípios, Nesse segundo período foi desenvolvido o estudo da administração geral a qual foi chamada de administração cientifica.
Taylor garantia que as empresas de sua época sofriam de males que poderiam ser agrupados em três fatores:
1. Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam propositadamente a produção
2. Desconhecimento por parte da gerencia das rotinas de trabalho e tempo necessários para sua realização.
3. Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.
Administração cientifica é um sistema que economiza trabalho permitindo que as pessoas produzam mais em menos tempo. Ela se realiza quando a gerencia e os operários trabalham juntos como parceiros e não como adversários
Os dirigentes definem o trabalho a ser feito e então oferecem as condições necessárias e as recompensas necessárias para fazê-lo.
A substituição dos métodos de trabalho proposto por Taylor ficou conhecida como (ORT), Organização Racional do Trabalho, que consiste basicamente:
Isola as tarefas
Desenvolve métodos padronizados para a realização de cada tarefa;