Tratamento térmico
UNISUL
TRATAMENTO TÉRMICO
Leonel Luchi Wiethorn
Prof: Raquel Faverzani Magnago
Palhoça, 19 de abril de 2012. 1. INTRODUÇÃO
Tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sobre condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes características determinados.
As propriedades dos aços dependem, em princípio, da sua estrutura. Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos aços , resultando, em consequência na alteração mais ou menos pronunciada, de suas propriedades.
Cada uma das estruturas obtidas apresentam seus característicos próprios, que se transferem ao aço, conforme a estrutura ou combinação de estrutura ou combinação de estruturas presentes. Pelo exposto, pode-se perfeitamente avaliar a importância dos tratamentos térmicos, sobretudo nos aços de alto carbono e nos que apresentam também elementos de liga. De fato, se geralmente muitos aços de baixo e médio carbono são usados nas condições típicas do trabalho a quente, isto é, nos estados forjado e laminado, quase todos os aços de alto carbono ou com elementos de liga, são obrigatoriamente submetidos a tratamentos térmicos antes de serem colocados em serviço.
Este trabalho é muito importante, pois mostra como são tratados os materiais que futuramente serão colocados em prática.
2. OBJETIVO GERAL
A partir do tema dado, foi realizado a pesquisa com o objetivo de observar as características e propriedades do material selecionado antes e depois do tratamento térmico. Esse estudo possibilita a percepção da importância e finalidade dos tratamentos térmicos na Engenharia de acordo com o modo come é aplicado.
3. DESENVOLVIMENTO
Tratamento