AS TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS FUTURAS PARA O RECURSOS HUMANOS
A área de Recursos Humanos deixou de ser mero departamento de pessoal para se tornar peça chave de transformações dentro de uma organização. Há pouco tempo atrás, o departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.
Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores
A partir da década de 90, no ambiente empresarial, ficou marcada pela busca incessante de competitividade com o objetivo de sobrevivência e crescimento em um ambiente caracterizado por grande desenvolvimento tecnológico e mudança econômica. Isto fez surgir organizações com características que privilegiam a capacidade de aprendizagem tão necessária a nova realidade. Torna-se imperativo que a área de recursos humanos na empresa esteja alinhada à estratégia empresarial, assim as organizações foram resgatando seu papel humano, a fim de torná-los peças-chaves do processo e é com esse cenário que as organizações devem ter a visão que o Capital Humano é e será seu grande diferencial. Assim surgem novos conceitos de Recursos Humanos como a Gestão de Pessoas.
As organizações que se sobressaem são aquelas abertas às mudanças rápidas, adaptáveis e flexíveis. e que possuem o propósito de se sobressair, ou seja, de serem mais competitivas. Para tal, a s empresas necessitam obter das pessoas o comprometimento, desenvolver a capacidade dos grupos a aprenderem continuamente em todos os níveis da empresa, ou seja, de modo sistêmico e integrado.
Nos dias de hoje com a velocidade das mudanças, como a globalização, muitas