as sete dispensações
1.1 DEFINIÇÃO:
Dispensação é um período de tempo durante o qual Deus prova os homens em referência à obediência a uma revelação da sua vontade. Esta definição expressa a idéia de tempo, mas a palavra dispensação (oikonomia = oikonomia) apresenta mais a idéia de mordomia, administração, economia, isto é, a responsabilidade humana diante do Deus Vivo.
Cada dispensação deve possuir três elementos essenciais: (1) Haverá uma revelação da vontade de Deus. (2) Haverá o Corpo da Época. (3) Haverá a conclusão da época.
1.1.1 A Revelação da Vontade de Deus:
Se a prova estiver sobre todos os homens, então, a revelação será dada para todos. Porém, se estiver sobre somente uma parte da raça ou uma classe especial, então a revelação será dirigida somente para eles e não terá aplicação para os demais. Nem sempre acharemos a revelação encerrada em poucas palavras ou mandamentos, mas sempre será clara para os mordomos sobre o que Deus requer deles. A revelação trará ao homem as seguintes responsabilidades: (1) Confiança em Deus e na sua palavra. (2) Submissão completa à sua vontade. (3) Obediência e separação do pecado.
1.1.2 O Corpo da Época: Durante o desenrolar da época haverá evidências da corrupção do pecado e seu poder sobre os homens. O bem e o mal crescerão juntos, com o mal manifestando mais vigor que o bem1 . À vista dos homens parecerá que as trevas realmente vão conquistar e triunfar sobre a luz.
1.1.3 Conclusão da Época:
O completo fracasso do homem em cumprir com sua responsabilidade de obedecer a revelação da época, faz com que Deus derrame seu juízo, dando fim à dispensação. Então na conclusão da mordomia, haverá (1) a manifestação da ira de Deus contra o mal e o devido castigo; (2) a manifestação do poder de Deus para preservar o bem e salvar os seus; (3) a manifestação da graça de Deus derrotando os desígnios de Satanás. Contra a graça de Deus as trevas nunca triunfa. Haverá uma vindicação da santidade de Deus e uma