As revoluções
{
Revoluç ões Revolução:
É uma mudança radical dentro de uma sociedade, que ocorre a nível político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem, que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras.
Revolta:
Pode tratar-se de uma alteração ou de um alvoroço a nível social.
Neste caso, uma revolta é um movimento social que se opõe a alguma figura de poder ou a uma certa medida do governo e que costuma ter um carácter violento, podendo acabar mal e ser fatal.
Guerra:
Guerra refere-se à luta armada ou ao conflito bélico entre duas ou mais nações ou bandos. Implica o rompimento de um estado de paz e dá origem a um confronto com todo o tipo de armas e que costuma provocar um elevado número de mortes.
Guerra dos
A chamada Guerra de Canudos, revolução de Canudos ou insurreição de
Canudos
Canudos, foi o confronto entre um movimento popular de fundo sócio religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no Brasil.
(Soldados na Guerra dos
Canudos- 1896, BA)
Revolta da
A Revolta da Vacina foi uma revolta popular ocorrida na cidade do Rio de
Vacina
Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. Ocorreram vários conflitos urbanos violentos entre populares e forças do governo (policiais e militares). Guerra do
A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes docontestado poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina
Movimento tenentista Tenentismo foi o nome dado ao movimento político-militar, e à série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro no início da década de 1920, descontentes com a situação política do Brasil.
Revolução
A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra
Constitucionalista
Paulista,