As relaçoes humanas nas organizaçoes e o serviço social
SERVIÇO SOCIAL
DILMA GOMES CRUZ
AS RELAÇOES HUMANAS NAS ORGANIZAÇOES E O SERVIÇO SOCIAL
Boa Vista, RR.
2010
DILMA GOMES CRUZ
MARIA EUZILENE COSTA DA SILVA
ANA MARIA SILVA MACEDO
ELINEUDA COELHO SOBRAL XAVIER
JANDIRA GOMES SOARES
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Relações Humanas nas Organizações e instituições. Orientador: Profa. Edna Braum
Boa Vista, RR. 2010
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.
A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar, de uma forma bem clara, pode ser entendido como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe, para que se atinjam os objetivos propostos pela organização.
Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas