as regras do metodo sociologico
Os fatos que são considerados sociais pode ser vistos de varias formas, pois na há comportamentos humanos que não sejam considerados sociais.
No interior de uma sociedade a maioria das atitudes do individuo são chamados de sociais pois ele pensa, dorme, bebe, etc. E a sociedade quer que se faça isso sempre.
Mas a sociologia se interessa principalmente em características exteriores do individuo e3m uma sociedade, que exercem uma coesão sobre ele, como por exemplo; O papel de marido ou irmão de um cidadão ou quanto ele cumpre seus deveres e paga suas dividas ou até na religião pois a pessoa nasce com crenças prontas elas já existiam fora dele.
Outro fato que acontece muito é a questão da correntes sociais, elas vem de fora e são capazes de nos arrastar para um certo caminho a força, essas correntes partem sempre da coletivo, um exemplo simples é a forma de educarmos as crianças, coagindo-as a obediência, limpeza, a fazer refeições na hora certa essa pressão social que é exercida sobre elas é o que formará sua imagem na sociedade.
Existem também casos que por mais que em uma visão inicial parecem individuais na verdade são coletivos, pois abrangem vários casos particulares de maneira indistinta como por exemplo o suicídio e o casamento.
Contudo os fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir, e que exercem sobre o individuo uma coersitividade exterio, além disso todos os sociais são imitados e podem se generalizar e isso acontece por serem obrigatórios, e se o individuo não se submete a regras e métodos da sociedade estará sujeito a receber sençoes.