AS RECENTES MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL.
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 CONCLUSÃo 8 REFERÊNCIAS 9 APÊNDICES 10 APÊNDICE A – Internet. 10
1 INTRODUÇÃO
Os Movimentos Sociais são formas de ação coletiva que ao longo do tempo Vem reagindo, com expressão política, aos contextos de dominação e exploração da população colocada à parte do processo de desenvolvimento econômico, do acesso aos bens simbólicos e materiais produzidos pelo esforço da sociedade como um todo.
As reações, nos movimentos sociais podem ocorrer sob diferentes formas, que não são mutualmente exclusivas. No mais das vezes desenvolvem-se simultaneamente, mostrando deferentes facetas dos movimentos e seus projetos de construção de identidades sociais comprometidas com a cidadania. Conforme Scherer-Warren (1999, p. 14-15), tais reações ocorrem sob a forma de:
a) Denúncia, protesto, explicitação de conflitos, oposições organizadas;
b) Cooperação, parcerias para resolução de problemas sociais, ações de solidariedade;
c) Construção de uma utopia de transformação, com a criação de projetos alternativos e de propostas de mudança.
Diversos problemas e novos processos econômicos, políticos e socioculturais emergem com a chamada globalização do mundo. O Estado, o mercado, a sociedade civil e seus diferentes atores buscam, por diferentes meios, se adequar aos desafios da reorganização do capitalismo em escala global.
Neste contexto recente, as questões do conhecimento e do acesso a informação tomam uma nova e expressiva relevância no processo de informação, no processo de desenvolvimento econômico, no exercício da cidadania, na educação e no trabalho.
A pesquisa aborda, dentro desse contexto. Alguns aspectos relevantes das Manifestações Sociais, que ocorreram no Brasil, pontuando