As rebeliões na America Iberica "
ÉPOCA
LOCAL
LÍDERES Grupo sociais que se confrotaram
REIVINDICAÇÕES
RESULTADOS Punições
(quando houver)
Revolta dos Beckman
1689
Maranhão Manuel e Thomas Beckman e Jorge Sampaio
Grupos de fazendeiro x administração colonia. Fim do monopólio da Companhia de Comércio do Maranhão e da proibição de escravizar indígenas .
Extinção da Companhia. Enforcamento dos líderes, exceto Thomas Beckman, deportado para Pernambuco.
Guerra dos Emboabas 1707-1709 Minas Gerais Manuel Nunes Viana Grupo de emboabas x bandeirantes paulistas. Disputa pelo domínio da regiçao de Minas Gerais, controlada pelos paulistas . 1709: separação dew São Paulo e Minas Gerais da Capitania De Rio de Janeiro .
Guerra dos
Mascates
1710-1714
Pernambuco
Bernado Viera de Melo Ricos negociantes de Recife (mascates) x aristocracia açucareira de olinda. Autonomia de Recife em relação a Olinda Vitória dos recifenses. Recife se tornou centro administrativo da capitania. Todos os revoltosos foram anistiados.
Revolta de Felipe dos Santos 1720 Vila rica (Minas Gerais) Felipe dos Santos Mineradores de diversas origens x governo de Minas. A não instalação de Casas de Fundição e o fim de diversos tributos cobrados do mineradores.
Manutenção das Casas de Fundição e dos tributos. Vários líderes presos e casa incendiadas. Felipe dos Santos foi enforcado e esquartejado.
Conjuração Mineira 1789 Minas Gerais tiradentes (principal) e Claudio Manuel da Costa Colonos de diversas origens sociais, das camadas média e alta x administração colonial. Fim da cobrança cumulativa da derrama e da dividas dos contradores. Proclamação de uma república de minas Gerais, separada do resto da colônia, com a criação da universidade em Vila Rica, serviço militar obrigatório e industrialização. O movimento foi abortado antes do início, denunciando por alguns de seus participantes. Prisão dos líderes do movimento, com