1808
Bom para darmos início a apresentação do trabalho eu deverei esclarecer algumas coisas pra que vocês possam entender o porquê da partida do rei que acontecerá no capitulo 26 e consequentemente as coisas que acontecerão nos capítulos seguintes. E para eu conseguir fazer isso eu vou voltar um pouco na história. O capitulo 26 se passa no ano de 1821 e o que fez com que o rei retornasse a Portugal foi uma consequência do que ele mesmo havia causado em novembro de 1807.
Bom Desde a partida do rei para o brasil Portugal ficou completamente desprotegido e a mercê de qualquer exército que quisesse dominar aquele país. E foi o que realmente aconteceu como já era de se esperar napoleão conquistou aquele território e devido a fuga do rei impões punições duríssimas e multas astronômicas que um país desestruturado e completamente dependente de um rei os abandonou, nunca seria capaz de pagar.
E a mudança da corte portuguesa para sua maior colônia trouxe profundas consequências para Portugal. A abertura dos portos brasileiros por exemplo acabou colocando um fim no monopólio comercial que os portugueses exerciam sobre o brasil a quase três séculos. E isso fez com que os comerciantes portugueses quase chegassem a falência.
Essa consequência que eu citei é o que mais tarde, para se ser mais preciso em agosto de 1820, acabou resultando na revolução do porto que causou no brasil uma grande repercussão e houveram duas manifestações importantes no centro do rio de janeiro alguns meses depois.
A primeira foi a manifestação de 26 de fevereiro que acabou se encerrando de maneira pacifica e a de 21 de abril que não terminou tão bem assim devido a um confronto de ideias.
Também será tratado no capitulo 26 a volta do rei a Portugal que aconteceu no dia 26 de abril de 1821 e também a chegada do mesmo em Lisboa.
CAPITULO 27
Será que o Brasil seria o que é hoje se a Família Real não tivesse vindo?
Neste capítulo serão abordados temas como o que seria o Brasil se a