Cidades Sustentáveis
CASCAVEL – PR
2014
1. INTRODUÇÃO Este trabalho tem a finalidade de comentar sobre cidades sustentáveis, incluindo neste parâmetro de pesquisas: sustentabilidade em construções, em cidades, países, vilas e relatar experiências relacionadas com a mesma. Sendo assim tendo como objetivo simplificar e esclarecer alguns pontos chaves. Como função de facilitar o entendimento do leitor e explicar de modo a todo e qualquer tipo de leitor entender de forma simples e clara.
1.1 DESENVOLVIMENTO
Cidades sustentáveis, o que são? As cidades sustentáveis são nada mais nada menos que aquelas que adotam uma série de práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvendo de forma eficaz a melhoria da qualidade de vida associando com a preservação do meio ambiente. São muito bem planejadas e administradas. Atualmente existem várias cidades no Brasil e no mundo que já adotam práticas sustentáveis. Embora não podemos encontrar uma cidade que seja 100% sustentável, várias delas já praticam ações sustentáveis em diversas áreas.
Cidades brasileiras como, João Pessoa, Curitiba, Paragominas, Santana do Paranaíba e Londrina são exemplos de cidades que tem prática sustentável, práticas de gêneros diferentes como, proteção de áreas ambientais, planejamento urbano voltado para a sustentabilidade, combate ao desmatamento, cooperativa de catadores e programas de coletas seletivas do lixo.
Não só no Brasil mas no mundo existem práticas sustentáveis como em Barcelona que trabalha com a mobilidade urbana e grande uso de energia solar, Viena que tem como prioridade a compra de produtos ecológicos por parte da prefeitura e Thisted que utiliza de 100% (isso mesmo, cem por cento!) de energia sustentável. Temos estes lugares no Brasil e no mundo como exemplo de práticas que podem ser exercidas, e que assim como nos ajuda