RELATORIO DE PESAGEM
TÉCNICA DE PESAGEM - A balança analítica é um instrumento delicado que precisa ser manuseado com cuidado. Observou-se as seguintes regras gerais no trabalho com uma balança analítica, não obstante a marca ou modelo:
1. Centralizar tanto quanto possível a carga no prato da balança.
2. Proteger a balança contra a corrosão. Os objetos a serem colocados sobre o prato devem ser limitados a metais inertes, plásticos inertes e materiais vítreos.
3. Observar as precauções especiais para a pesagem de líquidos.
4. Consultar o professor se julgar que a balança precisa de ajustes.
5. Manter a balança e seu gabinete meticulosamente limpos.
6. Sempre deixar que um objeto que tenha sido aquecido retome à temperatura ambiente antes de pesá-lo.
7. Utilizar uma pinça para prevenir a absorção da umidade de seus dedos por objetos secos.
Na utilização de uma Balança Analítica, existem duas técnicas para pesagens (dependendo do tipo de balança). Uma delas é pesar previamente a vidraria e em seguida o reagente químico, determinando a massa deste por diferença. A outra consiste em zerar a balança com a vidraria a ser utilizada na pesagem sobre o prato, obtendo-se diretamente a massa do reagente.
MEDIÇÃO DE VOLUME - A técnica de medição do volume de uma amostra depende do estado físico da amostra (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular). Normalmente, as unidades submúltiplas mais usadas são o mililitro (Ml), ou centímetro cúbico (cm³), e o litro (L), ou o decímetro cúbico (dm³). Medir volumes de líquidos faz parte da rotina de um laboratório químico. As medidas de volumes podem ser efetuadas para serem usadas numa análise qualitativa (não requer muita exatidão nas medidas de massa ou volume) ou numa análise quantitativa (requer elevada exatidão nas medidas de massa e de volume). Portanto, é necessário saber diferenciar e usar corretamente os materiais volumétricos, de modo a reduzir ao mínimo o erro das análises. Esses materiais são: provetas ou