As quatro operacoes
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
GRUPOS DE ESTUDO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA
Anos Iniciais – 27/05/2008
OPERAÇÔES FUNDAMENTAIS
Existem quatro maneiras de resolver as contas que diariamente aparecem na nossa frente: usando a calculadora, estimando o resultado com base em referências e em experiências anteriores, fazendo o cálculo escrito ou usando o cálculo mental. Na escola, é importante desenvolver, paralelamente, o cálculo escrito e o cálculo mental. A idéia é que a criança tenha cada vez mais recursos para chegar ao resultado das operações com segurança e compreendendo a resolução.
Dentre as estratégias de cálculo, os algoritmos das quatro operações ocupam lugar de destaque. Explorando as vantagens do Sistema de Numeração Decimal, eles foram idealizados para permitir a realização de cálculos com exatidão e com razoável velocidade. A habilidade de utilizar o algoritmo corretamente não se adquire de uma só vez, pois requer tempo e prática. Por isso, os algoritmos só devem ser apresentados às crianças quando elas já dominarem, com certa segurança, o conceito da operação, os fatos básicos e o sistema de numeração.
A nomenclatura associada aos algoritmos pode ser apresentada aos alunos, lembrando que não há sentido em pedir que memorizem esses termos. De um modo geral, o uso correto da linguagem matemática não deve ser o foco principal. Os alunos precisam compreender que os termos dessa linguagem nos ajudam a conversar, comunicar e defender nossos pensamentos e nossa forma de resolver problemas e cálculos. No entanto, o professor deve utilizar a linguagem matemática corretamente. Deve, ainda, estimular o debate e o registro, pois essas atitudes farão com que os alunos assimilem, aos poucos, o vocabulário que for relevante a cada momento de sua aprendizagem.
Trabalhando com o material concreto podemos propor diversas situações que ajudam o aluno a perceber a seqüência de ações que compõe o algoritmo.