As quatro funções da administraçao
Karina dos Anjos Rodrigues
Marciano Souza da Rosa
Marjuriê Filipini Buzin
Pâmela Bárbara Baccin
Prof. Ricardo Figueiró Cruz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharel em Administração (ADG598) – Prática Módulo I
09/04/2015
RESUMO
Neste trabalho serão apresentadas as quatro funções da administração de acordo com a Teoria Neoclássica da Administração: planejamento, organização, direção e controle. Será analisado o contexto histórico em que cada uma dessas quatro funções se desenvolveu. Por fim, será apresentada a importância de cada função para a gestão das organizações.
Palavras-chave: Funções da administração. Contexto histórico. Teoria neoclássica da administração.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as quatro funções da administração segundo a Teoria Neoclássica, juntamente com a definição de cada uma das funções e como ocorreu a evolução da cada uma juntamente com as teorias da administração. Ao final, pretende-se demonstrar a importância dessas quatro funções para a gestão das organizações.
O presente trabalho foi elaborado a partir de consultas em livros, trabalhos científicos e outros conteúdos da internet que foram utilizados como subsídio para análise e interpretação dos conceitos teóricos da administração.
As quatros funções do administrador para a teoria neoclássica seguem a ordem de planejar, dirigir, organizar, controlar. Essas funções tem origem no teórico da Administração Clássica Henri Fayol (1841-1925) que definia o ato de administrar como um processo dinâmico que compreendia cinco funções interligadas: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar (SOBRAL e PECI, 2008, p. 7).
Fayol foi um dos fundadores da teoria clássica, era formado em engenharia de minas e fez sua carreira em uma empresa de metalurgia e carvão (SILVA, 2008, p. 131), para ele toda a empresa apresentava seis funções: funções técnicas, funções