As práticas pedagógicas para formação da cidadania
A educação de um indivíduo não se resume na sala de aula, entretanto boa parte do que ele aprende, absorve e pratica, inicia- se com o que vivencia no âmbito escolar.
Segundo a LDB, a escola é um espaço de formação de cidadãos. De acordo com Gomes(2000) a escola tem a função de promover o processo de socialização do aluno com o objetivo de incorporá- lo no mundo do trabalho e formar o cidadão para intervenção na vida pública.
É notória a importância do professor no papel de formador de opiniões pois ele é visto como um referêncial.
O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, o aluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o professor quer ensinar. Ou aquilo que o mestre nem sabe que ensinou, mas o aluno reteve. O professor, por isso, ensina também o que não quer, algo de que não se dá conta e passa silenciosamente pelas paredes da sala. Afonso Romano de Sant’Anna
A função de educar é fundamental para a sociedade. O discente é conduzido a uma instituição de ensino com o objetivo de aprender a ler, a escrever, a calcular, a raciocinar, a interagir e a se desafiar. Os Quatro Pilares da Educação enfatizam bem essas questões.
De acordo com Delors, é necessário:
• aprender a compreender o mundo que nos rodeia, descobrir suas próprias ferramentas para enfrentar as mudanças velozes do mundo. ( aprender a conhecer)
• aprendera colocar em prática os conhecimentos adquiridos, a lidar com numerosas situações e a trabalhar em equipe. (aprender a fazer)
• aprender a desenvolver a empatia, saber valorizar o outro, lutar contra preconceitos que geram conflitos. (aprender a conviver)
• aprender a desenvolver pensamento crítico, ter iniciativa, ter responsabilidade,