As Principais Psicoterapias
Originalmente chamada de cura pela fala a psicoterapia tem suas origens na medicina antiga, na religião, na cura pela fé e no hipnotismo. Apenas no século XIX que passou a ser tratada como doenças nervosas e mentais, tornando-se uma atividade médica que poderia ser utilizada apenas pelos psiquiatras. No decorrer do século XX outros profissionais começaram a exercê-las: médicos clínicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais entre outros. Muitos métodos foram instalados na área, confundindo assim os profissionais e as pessoas que necessitava do tratamento. Essa preocupação começou a surgir a partir da década de 1950 pelo psicólogo inglês Eysenck de que os efeitos das psicoterapias eram devidos a simples passagem do tempo. Na mesma época Carl Rogers afirmava ainda que os efeitos da terapia não eram devidos a técnica especifica e sim decorrentes de fatores intrínsecos a relação humana. De qualquer forma existem um certo consenso de que as terapias são efetivas na atualidade.
Psicoterapia o que é:
A psicoterapia é um método de tratamento mediante o qual o profissional treinado, valendo-se de meios psicológicos, especialmente a comunicação verbal e a relação terapêutica, realiza, deliberadamente, uma variedade de intervenções, com o intuito de influenciar um cliente ou paciente.
Vale lembrar que o termo paciente está ligado ao termo médico e é mais utilizado em serviços de saúde, levando em conta a psicoterapia é um tratamento interpessoal, baseado em princípios psicológicos, que envolve um profissional treinado e capacitado.
As principais características da psicoterapia são: é um método de tratamento realizado por um profissional treinado, o terapeuta utiliza meios psicológicos como forma de influenciar, é realizado em um contexto primariamente interpessoal, utiliza a comunicação verbal como recurso, é uma atividade eminentemente colaborativa entre paciente e terapeuta.