FICHA T CNICA 1
Projetos
Escolhidos
CICLOVIA
(Faria Lima –
M. Pinheiros)
A ponte Octávio Frias de Oliveira
(PONTE
ESTAIADA )
Autores
Construtora OAS
Clientes
Prefeitura e Governo do estado.
Localização
São Paulo- SP Cruza: Rio Pinheiro
Concurso
––
Conclusão da obra 10/05/2008
Área
1600 x 138 =
220.800 m²
Conclusão
O que o projeto tem de negativo?
Houve desrespeito à Lei Municipal n°. 14.266, que determina, em seu artigo 11, que "as novas vias públicas, incluindo pontes, viadutos e túneis, devem prever espaços destinados ao acesso e circulação de bicicletas, em conformidade com os estudos de viabilidade"
Visando uma valorização exacerbada dos terrenos e a retirada da maior parte da favela JARDIM EDITE, a ponte foi construída para ser como “chamariz para o mercado imobiliário”. Afinal, não havia necessidade de uma estrutura tão grande para cruza um rio estreito. Criação de uma marca de distinção, inventar uma centralidade para o empresariado. Por isso, era importante para a prefeitura e as empresas tirar a favela dali.
O que tem de positivo?
As pontes foram projetadas para suportar ventos de até 250 quilômetros por hora. Por ser a única ponte estaiada no mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro.
A forma da estrutura não decorre de razões arquitetônicas e sim de uma demanda estrutural e das restrições geométricas do entorno. Apesar disso a ponte tornou-se um ícone/marco arquitetônico urbanístico da cidade de são paulo. Sendo utilizada como capa do disco de bandas internacionais e como cenário para filme e desenhos.
Resolveu o problema apresentado?
Apesar do grande fluxo dia de carros e por possui 6 vias divididas em 2 sentidos. O dinheiro gasto na construção poderia muito bem ter solucionando de uma melhor forma o fluxo, principalmente na hora de pico, do transito em são Paulo
Surgiram novos problemas por causa das intervenções?
Segundo os estudos de FIX, a maioria das famílias que foram retiradas