As principais ONGS de diabetes tipo 1
A ONG Pró-Crianças e Jovens Diabéticos (ONG-JD), uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 01/05/2005 por Claudia Regina Filatro, mãe de uma criança portadora do diabetes tipo 1.
Sua matriz em Campinas/SP tendo uma filial na cidade do Guarujá/SP. Um dos seus objetivos é prover orientação e meios aos portadores do diabetes juvenil (tipo 1) e às suas famílias, com prioridade para as crianças e adolescentes de baixa renda (renda familiar até 3(três) salários mínimos mensais. A ONG espera a colaboração de voluntários para ampliar ainda mais o trabalho de campo feito pela entidade.
"Nosso trabalho será móvel, cuidando da doença social das pessoas, da falta de informação e dos meios para obter seus direitos. O SUS cuida da doença do corpo". (entrevista cedida A Tribuna no dia 18 de agosto)
ADJ DIABETES BRASIL, foi fundada em 1980 por um grupo de pais de filhos portadores de diabetes com o objetivo de obter e transmitir informações sobre a doença, em uma época em que a desinformação levava à incerteza, produzia preconceitos e confinava a vida. Assim a missão da ADJ “promover educação em diabetes para seus portadores, familiares, profissionais da saúde e comunidade, favorecendo a qualidade de vida” é muito importante para ajudar no tratamento de pacientes diabéticos. Está localizada na Rua Padre Antônio Tomas, 213, Água Branca. A ADJ Diabetes Brasil em parceria com o Sindusfarma realiza o curso Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos (Aprifarma). O intuito é capacitar ao longo dos próximos dois anos 60 mil profissionais, que atuam em pontos de venda de redes privadas, farmácias