As principais classes funcionais de compostos orgânicos
Um determinado grupo de substâncias que possuem fórmula estrutural parecida e que tendem a manter análogos entre suas propriedades químicas, é apresentado como classe funcional.
Os grupos funcionais são compostos por um ou mais átomos que possuem semelhanças de uma determinada classe funcional. Uma determinada substância pode conter em sua fórmula molecular, varias classes de grupos funcionais distintos. As Principais classes funcionais são: Hidrocarboneto, Haleto orgânico, Álcool, Fenol, Enol, Éter, Aldeído, Cetona, Ácido Carboxílico, Éster, Anidrido, Amida, Nitro composto, Amina, Nitrila, Ácido Sulfônico, Tiol, Sulfeto e Organometálico.
Alcoóis
O álcool encontrado nas bebidas alcoólicas, o utilizado para abastecimento de veículos ou aquele que compramos no supermercado para a limpeza em casa é o Etanol.
O álcool presente nas bebidas alcoólicas pode se tornar perigoso a saúde, devido a sua fácil solubilidade em água, assim se espalha no corpo pelas correntes sanguíneas. Grande quantidade ingerida pode levar o individuo a um estado de coma alcoólico devido a diminuição das funções cerebrais dentre outros agravantes. O álcool possui uma característica peculiar que é a presença do OH ligado a um carbono saturado. (Ligação Simples)
De acordo com as regras de Lupac, para dar nome aos alcoóis no caso dos Hidrocarbonetos é utilizado o sufixo “ol”.
Exemplo: Metanol.
Aldeídos
Quando o organismo metaboliza o etanol surge uma substância conhecida como etanol. Ele é um dos causadores de enjoou e dor de cabeça provocada pelo exagero de bebidas alcoólicas. Caracteriza-se pelo presente grupo funcional – CHO. Outro conhecido é o metanol, vendido com o nome de Formol, utilizado para conservação de tecidos de animais ou corpos humanos.
De acordo com a regra de Lupac o sufixo utilizado para os aldeídos é o sufixo “AL”
Exemplo: Propanol.
TRABALHO
DE
QUIMICA