As Principais Características da Herança Histórica das Políticas Públicas Brasileira
As Principais Características da Herança Histórica das Políticas Públicas Brasileira é o recente período que vai dos anos 30 até hoje, quando o Brasil passa por uma transformação muito grande. Nos anos 20, era um país rural e agrícola, a mudança de perfil na sociedade e na economia em meio século, o que alguns países levaram séculos para fazer, o Brasil fez sessenta anos. Transformou-se numa potência industrial média, com a maior parcela da sua gente morando nas cidades. Este é o perfil atual do Brasil.
O que caracterizava o Estado brasileiro nesse período (1920-1980) essencialmente eram seu caráter desenvolvimentista, conservador, centralizador e autoritário. O Estado era o promotor do desenvolvimento e não o transformador das relações da sociedade. Assim, o grande objetivo era de ordem econômica o Estado desempenhava a função de promover a acumulação privada na esfera produtiva. O essencial das políticas públicas estava voltado para promover o crescimento econômico, acelerando o processo de industrialização, o que era pretendido pelo Estado brasileiro, sem a transformação das relações de propriedade na sociedade brasileira. Dado o seu caráter autoritário, o Estado não precisava se legitimar perante a grande parcela da sociedade, ficando refém dos lobbies dos poderosos nos gabinetes, principalmente de Brasília, já que se concentra na União. Assim, que eram as políticas econômicas. Nelas, o corte era compensatório, porque o central era a política econômica, já que a política industrial era hegemônica, porque o projeto central era a industrialização.
2-As Novas Tendências na Economia Mundial e Seus Possíveis Impactos Sobre Políticas Públicas Brasileiras
As Novas Tendências na Economia Mundial e Seus Possíveis Impactos Sobre Políticas Públicas Brasileiras vem com as mudanças sociais atuais. Mas é apenas nesse final de século que ele se firma e se