ESTADO E SERVI O SOCIAL NO BRASIL perguntas
Acadêmicas: Jane Anjos
Larissa Campos
Rosemeri Alves da Cruz
Estudo dirigido – Texto: Patrimonialismo e a formação do Estado brasileiro: uma releitura do pensamento de Sergio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e Oliveira Vianna.
1. O que caracteriza o patrimonialismo no Brasil?
A temática do patrimonialismo, cuja matriz teórica remota a exsurgência do uso dos conceitos, do jurista e sociólogo alemão Marx Weber e que via de regra tende a associar, como idéia principal. O “patrimonialismo brasileiro” enquanto uma pratica social que não efetua a fundamental diferença entre a esfera pública e a privada na vida política, adquirindo em nosso contexto diversas interpretação.
2. Qual a relação do patrimonialismo com a dominação que Weber trabalha em sua teoria?
Na teoria do autor Max Weber o Patrimonialismo é uma forma de exercício da dominação por uma autoridade, a qual está legitimada pela roupagem da tradição, cujas características principais repousam no poder individual do governante que, amparando por seu aparato administrativo recrutado com base em critérios unicamente pessoais, exerce o poder político sob um determinado território.
3. O que Sérgio Buarque de Holanda fala/define sobre a formação do Estado no Brasil?
O que é “homem cordial”?
Assim dizia Sérgio: “o Estado não é uma ampliação do circulo familiar e, ainda menos, uma integração de certos agrupamentos, de certas vontades particularistas , e de que a família é o melhor exemplo. Não existe, entre o circulo familiar e o Estado , uma gradação, mas antes uma descontinidade e até uma oposição. [...] A verdade, bem outra, é que pertencem a ordens diferentes em essências. Só pela transgressão da ordem doméstica e familiar é que nasce o Estado e que o simples individuo se faz cidadão, contribuinte, eleitor, elegível, recrutável e responsável, antes as leis da Cidade. Há nesse fato um triunfo geral sobre o particular, do intelectual, sobre o material, do abstrato sobre o