As principais aplicações biotecnológicas
CURSO: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, TURMA “C ”
DICIPLINA: BIOLOGIA GENÉTICA
PROFESSOR: ALBERTO
ALUNA: HANII, N° 666.
AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS
TERESINA, NOVEMBRO DE 2011.
Relatório Científico Sobre As Principais Aplicações Biotecnológicas
SUMÁRIO
* Introdução ____________________________________página 4 * Clonagem de Organismos Multicelulares _______________página 5 * Recombinação Genica & Aplicações ___________________página 6 * Organismos Transgênicos __________________________página 6 * Identificação de Pessoas por DNA (Biometria) __________página 7 * Conclusão _____________________________________página 10 * Referências Bibliográficas _________________________página 11
INTRODUÇÃO
AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS
As Aplicações Biotecnológicas tem por objetivo abordar conceitos e princípios de bioprocessamento, assim como aprofundamento de conceitos adquiridos por estudantes de Biologia Molecular para sua aplicação na tecnologia do DNA recombinante e o emprego de métodos científicos na análise e resolução de problemas pertinentes.
CLONAGEM DE ORGANISMOS MULTICELULARES
Podemos definir que a clonagem é um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos) no lugar do óvulo e do espermatozóide. Este é um método artificial, pois, os seres vivos se reproduzem através de células sexuais e não por células somáticas. As exceções deste tipo de reprodução são: os vírus, as bactérias e diversos seres unicelulares.
A primeira experiência com clonagem de animais ocorreu no ano de 1996, na Escócia, no Instituto de Embriologia Roslin. O embriologista responsável foi o doutor Ian Wilmut. Ele conseguiu clonar uma ovelha, batizada de Dolly. Após esta experiência, vários animais foram clonados, como bois, cavalos, ratos e porcos.
Embora as técnicas de clonagem tenham avançado nos últimos anos, a