GLICEROL DE BIODIESEL
CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
PROFESSOR: AFONSO AGRA
TURMA: 91
EQUIPE: CARLA TATIANE RAISSA FABIA BATISTA GISLEÂNGELA ROSILENE DÁBILA KIANY
RESUMO DO ARTIGO CIENTIFICO
GLICEROL DE BIODIESEL
CAMPINA GRANDE, 26 FEVEREIRO DE 2011.
Glicerol de Biodiesel
Estratégias biotecnológicas para o aproveitamento do glicerol gerado de biodiesel.
Introdução
Existe uma intensiva busca por fontes alternativas de energia e processos sustentáveis, visando reduzir a poluição ambiental e o aquecimento global do planeta.
Através da produção de bicombustíveis, como o biodiesel, são extraído subproduto, principalmente o glicerol bruto, reduzindo os problemas ambientais, tornando a produção de biodiesel mais rentável.
Estratégias biotecnológicas utilizam o glicerol como à única fonte de carbono para obter produtos de maior valor.
A economia global mantém-se em crescimento e a demanda por energia limpa e recursos renováveis encontra-se em contínuo aumento. A busca intensiva por combustíveis alternativos ao petróleo, apresentando grande importância principalmente para os países emergentes, contribuindo para o desenvolvimento social mediante a geração de empregos.
No Brasil, a produção e comercialização de biodiesel possuem importantes vantagens devido à grande disponibilidade de matéria-prima para sua produção e ao crescimento contínuo da indústria de óleos vegetais e etanol.
O governo brasileiro estabeleceu a obrigatoriedade da edição de biodiesel ao combustível de petróleo mediante a lei 11097/2005. No ano de 2013, a quantidade de biodiesel a ser adicionado devera alcançar 5% do volume total de diesel utilizado.
O glicerol é o principal subproduto de biodiesel, sendo que aproximadamente 10% do volume total produzido.
Para