Estudo do diagrama de fases do sistema biodiesel etilico de canola - etanol - glicerol
REGIONAL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA QUÍMICA
1 Carla V. L. Chaves, 2Sérgio R. Barbedo, 1Amanda S. Peiter, 1Juliana C. Nunes, 3 João I. Soletti, 3 Sandra H. V. Carvalho.
1 Universidade Federal de Alagoas, discente do curso de Engenharia Química
2 Universidade de Aveiro, Portugal, discente do curso de Engenharia Química
3 Universidade Federal de Alagoas, docente do curso de Engenharia Química
1,3 Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas. Av. Lourival Melo Mota, s/n, Bloco CTEC, Tabuleiro dos Martins, Campus A. C. Simões Maceió-AL – CEP: 57072-970)
2 Faculdade de Engenharia Química da Universidade de Aveiro. Portugal
1e-mail: karlinha_pe@hotmail.com
3e-mail: bbbb@xxx.br
RESUMO – A procura por combustíveis renováveis, assim como a crescente preocupação com o meio ambiente, favoreceu o surgimento do biodiesel, principalmente pelo fato deste ser produzido através de óleos vegetais ou de gorduras animais, por ter sua produção mais barata e por emitir uma quantidade bem menor de poluentes, quando comparado ao petróleo e seus derivados. Este trabalho tem por objetivo determinar e estudar o diagrama de fases para o equilíbrio líquido-líquido (ELL) do sistema reacional de biodiesel etílico de canola nas temperaturas de 30º, 45º e 60ºC. A construção do diagrama foi feita a partir de dados experimentais obtidos através da titulação, com glicerol, de algumas misturas de biodiesel e álcool em proporções e condições pré-estabelecidas. A análise dessas curvas permite identificar as composições que apresentam formação de fase. O óleo de canola foi escolhido por ser um óleo ainda pouco estudado.
Palavras-Chave: BIODIESEL, CANOLA, DIAGRAMA TERNÁRIO.
1. INTRODUÇÃO
(um espaço) O biodiesel está sendo usado como alternativa em relação ao petróleo e seus derivados, já que sua produção é mais barata e a emissão de poluentes inferior, além