As primeiras TVs
A primeira televisão foi inventada na década de 20, era feita de madeira e tinha uma aparência muito semelhante aos rádios antigos. Eram bem grandes e pesadas. Além disso, os aparelhos deveriam permanecer ligados durante algum tempo para esquentar, e aí então a imagem aparecer. Com o porém de que a o som chegava antes da imagem, que era em preto e branco.
Cores/CRT
A primeira televisão em cores surgia nos anos 50, mas a tecnologia apenas se popularizou na década seguinte. As televisões passaram a ser fabricadas com outros materiais, na tentativa de deixá-la mais leve e o tempo entre som e imagem passou a ser simultâneo. No Brasil, a transmissão de programas em cores só se popularizou na década de 70. Utilizavam tubos de raios catódicos (CRT), as famosas TVs de tubo.
Plasma x LCD
Com imagens de alta definição (HDTV), as TVs de plasma vieram para substituir as velhas CRTs, mas acabaram sendo ofuscadas pelas LCD. Também mais leve e mais fina que a CRT, com tamanhos variando de pequenas polegadas até enormes telas, esse novo formato de TV também é mais econômico e bonito, além de não prejudicar tanto a visão.
Tela em LED/OLED
Dai então, vieram as tvs de LED, que se diferenciam no processo de transmissão. Ele funciona praticamente como a de uma TV de LCD só que a tecnologia é um pouco diferente, ou seja, ao invés daquela luz branca no backlight, nas TVs de LED você tem um conjuntos de LEDs com as cores primárias (vermelho, azul e verde) e faz com que o trabalho de filtragem de luz do cristal líquido seja muito melhor realizado, conseguindo cores mais puras e com uma gama muito maior.
TV OLED
Usando a tecnologia, as tv’s OLED se dispõem da fabricação de displays ultrafinos, com poucos milímetros de espessura e até flexíveis. Isto se dá pelo fato desta televisão utilizar compostos orgânicos que se autoiluminam, dispensando bulbos ou lâmpadas fluorescentes para iluminar a tela.
SMART TV
A tecnologia Smart TV