Síntese: Um olhar histórico na formação e sedimentação da TV no Brasil
O Rádio e Televisão estão inteiramente ligadas, pois o Rádio forneceu toda uma base para que a televisão se expandisse, e também porque a história de ambos são parecidas.
ANTECEDENTES AO INÍCIO DA TV
Uma das primeiras transmissões de Rádio aconteceu no ano de 1922, em comemoração ao centenário da Independência. No começo as transmissões eram feitas por clube de amadores, e só foi ter sua primeira emissora regular no ano de 1923, com a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em suas primeiras transmissões o Rádio tinha como principal público a elite social, econômica e intelectual, por conta disso o conteúdo que se passava era inteiramente Cultural, e só no fim da década de 1920 foram implantados outros títulos às transmissões como programas de entretenimento, variedades, humorísticos e musicais, alguns feitos com a presença de ouvintes.
Nove anos após a primeira transmissão de rádio no Brasil, ouve a regulamentação, da radiodifusão, através dos decretos 20.047 de 27/05/1931, e 21.111 de 01/03/1932.Em 1930 a ideia de considerar a radiodifusão um serviço público, acabou regulamentando o rádio.
Com a venda de espaços para agências de publicidade, acabou exigindo a profissionalização do Rádio, com isso ouve a contratação de diversos profissionais para área do Rádio. Nessa época o Rádio se torna altamente competitivo, vivendo a “era do rádio”. Acabando então com os rádio-clubes, que por sua vez são substituídos por empresas.
Em 1938 nasce o maior grupo de brasileiro de veículos de comunicação de massa, assim criando o conglomerado Diário Associado, o conglomerado durou 40 anos, em seu auge chegou a possuir 36 emissoras de rádio, 34 jornais diários, 18 emissoras de televisão e várias revistas. No fim de 1940 e inicio de 1950 o rádio se consolidou com sua programação, e seu padrão, e acabou se juntando com televisão.
O INÍCIO E A ESTRÉIA DA TV NO BRASIL
No dia 18 de Setembro de 1950