096003374864
287 palavras
2 páginas
Surfaçagem DigitalA Surfaçagem Digital (SD) é um processo de confecção das superfícies das lentes, também denominado por Surfaçagem Direta ou Free Form, o qual tem sido o foco de discussões dos Fabricantes de LP no mundo, haja visto que entrou no mercado dos EUA e Brasil há poucos anos. Ela depende de 3 pilares: Um design de LP, um programa de Software , e de um maquinário que faça a SD. Este processo resultou em muitos avanços na produção das Lentes Oftálmicas.
Enquanto a Surfaçagem Convencional utilizava moldes para fazer as curvas complexas das LP, e por isto existem poucas curvas bases, na SD isto não acontece, depende apenas de existir o projeto no software da máquina . Com ele as máquinas de SD fazem um trabalho ponto a ponto, com 0.01 D de precisão.
Hoje existem diversas máquinas geradoras de curva para SD, tais como HSC- Master da Schneider e o VFT Orbit da Satisloh, que produzem uma superfície de uma LP Personalizada em menos de 1 minuto.
Na SD pode-se colocar na Geradora de Curva um Bloco de resina para visão monofocal e surfaçar uma superfície de LP, seja ela no lado convexo da lente, no côncavo, ou mesmo nas duas superfícies.
As LP personalizadas oferecem algumas vantagens por serem produzidas ponto a ponto em 3 dimensões. Podem ser produzidos para diminuir os AI e dar superfícies Asféricas e Atóricas, ajustar a altura e curva de acordo com a armação, ajustar o Prism Thinning (deixando a LP mais fina e com melhor estética), ajustar a variação de DNP longe e perto e adequar ao hábito de vida do usuário.