As primeiras sociedades
1. O termo Pré-História
O termo pré-história foi originalmente proposto pelo historiador e cientista Britânico Daniel Wilson, em 1851, através de uma obra pouco conhecida intitulada The Archaeology and Prehistoric Annals of Scotland.
Segundo Daniel Wilson em sua obra, o período pré histórico originalmente designava o intervalo de tempo vivido por uma sociedade, na qual os registros escritos se mostravam ausentes, em resumo, a pré-história antecede a escrita
Embora usado amplamente no meio acadêmico, a terminologia proposta por Wilson e considerada por muitos historiadores um termo errôneo, pois não existe um período anterior a história humana, e assim á escrita, daí passamos a usar o termo ágrafo (do grego, Grafos, escrita), que usaremos neste trabalho.
A transição do período Agrafo para o período em que surge as primeiras formas de escrita, sejam ela por auto criação ou inserida ao meio por uma cultura externa, denomina-se Proto-História.
2. A periodização da Pré História
Diversos historiadores e especialistas, propuseram diferentes periodizações para a divisão do período pré histórico. John Lubbock, banqueiro inglês e amigo do famoso naturalista Charles Darwin, autor da teoria evolucionista; foi o responsável por dividir o período proposto por Daniel Wilson em duas grandes divisões: Paleolítico e Neolítico.
O período Paleolítico seria aquele em que as sociedades humanas viviam exclusivamente vidas nômades, sobrevivendo apenas do que a natureza lhes oferecia. O termo é proveniente do grego (Paleo = Pedra) e significa "Velha idade da pedra".
O período conhecido como Neolítico, por sua vez, foi marcado não pela vida nômade, embora ela existisse, mas sim pelo inicio da vida sedentária e o surgimento dos primeiros estados civilizados em uma grande revolução cultural. Foi no Neolítico que surgiu a Agricultura e a cultura de animais domésticos. O termo também é de origem grega (Neo = novo; Litico = Pedra) e significa nova idade da