sociedade e economia na primeira republica
Convênio de Taubaté
Foi um acordo sobre um conjunto de medidas para resolver o problema da crise de superprodução de café.
Propostas de resolução O governo compraria a produção de café que excedesse a procura no mercado, isto é, a mercadoria que não fosse vendida. O governo estadual venderia os produtos quando os preços se normalizassem. Empréstimos contraídos no exterior seriam utilizados para comprar a safra de café. O governo também ficaria incumbido de desestimular o surgimento de novas plantações.
Apoio Parlamentos federais Governantes dos estados cafeeiros (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo).
O empecilho Ao contrario do que se esperava, o estoque comprado pelo governo aumentou continuamente, e nunca surgia uma boa oportunidade para vendê-lo no mercado externo. Açúcar : Consumo interno O açúcar do Brasil passou a ter maior importância internamente devido, em grande parte, à concorrência com outros países produtores.
Tipos de açúcar e países produtores (além do Brasil) Açúcar de beterraba: Alemanha, Bélgica e França. Açúcar de cana: Cuba e Porto Rico. Algodão: indústria nacional Durante o Primeiro Reinado (1821-1830), o algodão era o segundo produto mais exportado no Brasil, entretanto, nas décadas seguintes, a situação mudou.
Causas da decadência
Os estados Unidos foram, gradativamente, conquistando o mercado internacional. Os fatores a que isso se deve são: Os Estados Unidos ficam mais próximos da Europa (o principal consumidor do produto). O produto estadunidense era de melhor qualidade, pois os agricultores tinham mais recursos técnicos, e grande disposição de mão de obra e terras.
O ‘’contrataque’’ brasileiro
Aproveitando-se de um momento de instabilidade do Estado norte-americano, o Brasil buscou suprir a demanda das indústrias têxteis