AS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE OURO E POEIRA NA ARTE
Panorama da Pesquisa em Artes Visuais – 19 a 23 de agosto de 2008 – Florianópolis
AS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE OURO E POEIRA NA ARTE
Luciane Ruschel Nascimento Garcez*
Aluna regularmente matriculada no PPGAV, CEART – UDESC.
Sandra Makowiecky**
Professora do PPGAV, CEART – UDESC.
RESUMO
O presente artigo pretende fazer uma relação entre o trabalho da artista plástica catarinense Aline Dias, Cubo de Poeira, e os Casulos de ouro do artista plástico francês Hubert Duprat. A autora faz conexões que levantam características de ambos processos artísticos, como o uso da memória e o caráter de efêmero em ambas as obras de arte, pensando também o fato de serem as duas obras que se repetem, se reproduzem infinitamente, levantando a questão da originalidade na obra de arte.
PALAVRAS-CHAVE: arte; poeira; ouro.
ABSTRACT
The present article intends to make a relation between the work of the Brazilian artist
Aline Dias, Cubo de Poeira, and the gold Casulos of the French artist Hubert Duprat.
The author makes connections that bring features from both artistic processes, like the use o f memory and characteristic of ephemeral in both masterpieces, thinking also the fact that the two works repeat themselves, they are reproduced infinitely, raising the matter of originality in art.
KEY-WORDS: art; dust; gold.
Estranhamento, certamente esta palavra pode definir a primeira sensação que se tem ao olhar o Cubo de poeira, da artista catarinense Aline
Dias, pois é uma imagem que cativa pela estranheza a que remete, e deslumbramento certamente é uma palavra que pode definir a sensação que se tem ante as obras de Hubert Duprat, pois imediatamente elas cativam pela beleza em que se mostram. Enquanto a poética de Aline Dias opera pelo estranhamento, a poética de Hubert Duprat opera pelo encantamento.
Um cubo perfeito, com 5 x 5 x 5 cm, feito de um elemento mundano, do dia-a-dia,