As Pol Ticas De Sa De No Brasil
AS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Professor Francisco Bayardo Mayorquim Horta Barbosa, da disciplina o Público e o Privado na Gestão Pública, do curso de Especialização em Gestão em Saúde.
SÃO GABRIEL DO OESTE
ABRIL DE 2015
AS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
As metamorfoses na área da saúde no Brasil aconteceram desde o descobrimento até os nossos dias.
Após o descobrimento, o país colonizado, anteriormente ao império, a saúde se delimitava as aptidões naturais (plantas, ervas) se sujeitando aos curandeiros, estes desenvolviam seus potenciais curativos.
No Império ampliou atividades sanitárias básicas nos navios e portos. A deficiência de profissionais de medicina era grande, criando em 1808 na Bahia a primeira escola de medicina no Brasil.
No começo da República, embaseou-se a maneira jurídica-Política peculiar ao capitalismo, A classe que conservava sua representação era a burguesia clássica. A direção política era exercida por grandes proprietários, representantes dos interesses da classe dominante, poderosos latinfundários. Apenas nas eleições presidenciais estabeleciam embates de classe pelos direitos sociais.
As epidemias expandiam-se formando um quadro caótico, nos grandes centros as circunstâncias eram mais agravadas, foi então que nomeou Oswaldo Cruz, para a Direção do Departamento Federal de Saúde Pública, com o objetivo de erradicar a febre amarela no município do Rio de Janeiro. Formou uma equipe de 1500 trabalhadores para o combate à febre amarela e obtiveram grande sucesso erradicando a febre amarela no RJ. As atividades desenvolvidas por estes trabalhadores causaram uma revolta na população em geral, pois as atividades eram como: queima de colchões, roupa de pacientes, etc. A insatisfação da população agravou-se com a lei Federal nº1261 de 31/10/1904, que tornava