RESUMO E CR TICA Pol Ticas De Sa De P Blica No Brasil
O filme inicia com o surto de várias epidemias, o que desperta a preocupação dos trabalhadores com o que aconteceria caso ficassem doentes. Naquela época só os ricos tinham acesso aos médicos, já os pobres dependiam das benzedeiras e da caridade dos ricos.
O aumento das epidemias preocupava os políticos, pois prejudicavam o comércio do café. Dessa forma, foram produzidas vacinas com o objetivo de controlar as epidemias e as pessoas eram obrigadas a se vacinar, caso contrário eram tratadas como inimigas da saúde pública.
Com as milhares de mortes causadas pela gripe espanhola, a insatisfação dos operários e as primeiras greves operárias que marcava a revolta dos excluídos pobres e desassistidos. Iniciou-se então os acordos entre patrões e empregados e Eloi Chaves apresentou a lei que passou a regulamentar o direito a aposentadoria e pensão (Caixa de Aposentadorias e Pensões ou CAPs).
Em 1930 Getúlio Vargas unificou as Caixas de Aposentadorias e Pensões e convocou em seguida a Constituinte de 1934. Foram criados então os IAPs - Institutos de Aposentadorias e Pensões, que passaram a garantir assistência médica e aposentadoria aos trabalhadores. Contudo, os recursos adquiridos com o percentual dos salários dos trabalhadores, foram investidos na industrialização brasileira.
Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho que passa a gerir os IAPs. Porém o dinheiro foi utilizado em projetos de risco do empresariado, como o Sesp (Serviço Especial de Escola Pública. Em 1945 Getúlio Vargas é deposto e volta em 1950 pelas eleições diretas. Em 1953 foi criado o Ministério da Saúde. Com a morte de Vargas e o aparecimento do Plano de Metas do Governo JK, no setor saúde, a idéia de ¨planejar o desenvolvimento¨ é fortalecida.
Paralelamente aos IAPs ocorre a ampliação da rede hospitalar, e eram feitos repasses de