POL TICAS DE SA DE NO BRASIL E NO MUNDO
A história de saúde pública no mundo está diretamente ligada as situações políticas e econômicas em que delineou a trajetória da saúde, suas necessidades de reformulações e estabelecimento de metas ousadas para garantia desta como direito fundamental do ser humano.
A preocupação com a saúde da sociedade, da população, de uma forma coletiva, começou com as primeiras epidemias que afetaram um maior número de pessoas, e fizeram com que se começasse a pensar na causa destas.
O crescimento desordenado das cidades e dos núcleos dos trabalhadores nem sempre contava com as mais perfeitas condições de habitação, saneamento básico, e tratamento adequado da agua. Esses problemas sociais eram graves e evidenciavam a influência do contexto social na saúde da população.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) foi fundada em 1948 com o objetivo de desenvolver o nível de saúde de todos os povos, e à partir da década de 70 cresce a necessidade de um movimento social com abordagem na saúde. São organizados conferências com o objetivo de promover suporte de ideias e medidas necessárias para as ações em saúde.
Em 1977 a Conferência Mundial de Saúde (CMS) lançou o movimento “Saúde para todos no ano 2000”, e no ano seguinte foi organizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela UNICEF a Primeira Conferência Internacional sobre cuidados primários de saúde mais conhecido como Declaração de Alma-Ata, e de acordo com essa declaração, ações dos diferentes autores internacionais no sentido de diminuir as diferenças no desenvolvimento econômico e social dos países deveriam ser estimuladas para que se atingissem a meta de saúde para todos no ano 2000, reduzindo assim a lacuna existente entre o estado de saúde dos países em desenvolvimento e desenvolvido. Chegou-se ao consenso de que a promoção e proteção de saúde dos povos são essenciais para o contínuo desenvolvimento econômico e social, e, consequentemente, condição única para a melhoria da