As pirâmides do Egito
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
BELAS ARTES / HISTÓRIA DA ARTE 1 / 2014/1
- As Pirâmides do Egito--
Bianca Maranhão
Rio de Janeiro
2014
As mais famosas pirâmides são encontradas no Egito, mas este tipo de construção também é encontrada no Sudão, Etiópia, Ásia Oriental e na América com os povos pré-colombianos.
Pirâmide de Quéops:
É o monumento mais pesado que já foi construído pelo homem. Possui aproximadamente 2,3 milhões de blocos de rocha, cada um pesando em torno de 2,5 toneladas. Tem 146 metros de altura.
Pirâmide de Quéfren:
Mede, nos dias de hoje, 143 metros de altura. A luz do sol do meio-dia ainda a faz brilhar de forma deslumbrante. A pirâmide tem duas entradas, e ambas têm cerca de doze metros a leste do ponto central de sua face norte. Foram encontrados no interior da pirâmide um sarcófago com dois metros e 43 centímetros de comprimento por 1 metro de largura e 68 centímetros de profundidade, mas o corpo mumificado do rei não estava nele, fora encontrado em 1818 por arqueólogos.
Pirâmide de Miquerinos:
É a menor em tamanho e a terceira dentre as mais famosas pirâmides do mundo antigo. A descoberta do seu nome aconteceu no século XIX, estava escrito no teto da câmara funerária de uma pirâmide secundária em ocre vermelho e também foi atribuídos a ele um conjunto de monumentos, confirmando que havia sido dada por Heródoto. O faraó Miquerinos reinou pouco tempo, por este motivo não teve tempo de concluir sua pirâmide. Com a sua morte a pirâmide foi terminada às pressas, e foi usado material de qualidade inferior.
Em seu tamanho original ela media 66 metros e 44 centímetros, ocupando uma área de 11.807 metros quadrados, hoje se sabe que esta dimensão está reduzida para 62 metros e 18 centímetros.
Estas três pirâmides estão localizadas lado a lado no mesmo sítio arqueológico, sendo uma das imagens mais exibidas quando se faz algum tipo de referência ao