piramides do egito
Pirâmides do Egito são monumentos de alvenaria construídos no Antigo Egito. Como o nome indica, são formadas por uma base quadrada de quatro faces triangulares que convergem para um vértice. As pirâmides têm uma estrutura subterrânea complexa, composta de corredores e salas onde a sala funerária é escavada no solo. Depois da XX dinastia, as pirâmides entram na sua fase clássica com a construção da ampla necrópole de Gizé. Primeiramente, os egípcios escavavam um amplo complexo subterrâneo e depois construindo a pirâmide externa.
As três mais famosas pirâmides estão no planalto de Gizé, na margem esquerda do Nilo, próximo à cidade do Cairo. Porem existe 138 pirâmides redescobertas, em todo o Egito,
Foram construídas cerca de 80 Pirâmides em todo o Egito, mas as mais conhecidas são as Pirâmides de Gizé. No entanto esta opinião não é unânime, pois alguns acreditam que são bem mais antigas, tão antigas quanto a “grande Inundação” ou, o dilúvio bíblico.
As pirâmides do Vale dos Reis foram construídas para albergar o corpo do faraó e onde a imortalidade da alma era assegurada, entre outros procedimentos, por meio do registro escrito ou hieroglífico do nome do morto.
Religião
No Antigo Egito a religião professada era a politeísta – a qual consiste na crença de que existem vários deuses, sendo cada um considerado um ente singular e autônomo.
Os egípcios tinham como verdadeira a continuidade da vida após a morte, portanto devia-se preservar este corpo para que ele recebesse de forma adequada sua alma. Existe a crença de que as pirâmides do Egito Antigo seriam monumentos funerários, apesar de alguns profissionais especializados defenderem a idéia de que se tratava de sepulcros suntuosos também utilizados como lugar de adoração a Deus.
Arquitetura
é uma estrutura onde as superfícies exteriores são triangulares e convergem para um ponto. A base de uma pirâmide pode ser trilateral, quadrilateral, ou qualquer outra forma poligonal, ou seja,