Pirâmides do egito
• São monumentos de alvenaria construídos no Antigo Egito. As três principais são: Quéops, Quéfren e Miquerinos, localizadas no Planalto de Gizé, próximo a cidade do Cairo. Sempre tiveram grande importância como emblemas do antigo Egito. A Grande Pirâmide (Quéops) foi listada como uma das Sete Maravilhas do Mundo.
• Abrigava os restos mortais dos faraós e acreditava-se que uma parte do espírito do faraó, chamada ka, permanecia com seu cadáver. As pirâmides não só serviam como um túmulo para o faraó, mas também como local de armazenamento para os vários itens que ele iria precisar na vida após a morte. O cuidado adequado com os restos mortais era necessário para que o "ex-faraó pudesse executar suas novas funções como o rei dos mortos.
• Após o processo de mumificação, o corpo embalsamado do rei era enterrado embaixo ou dentro da pirâmide para protegê-lo e permitir sua transformação e ascensão para a vida após a morte. O povo do Antigo Egito acreditava que a morte na Terra era o início de uma viagem para o próximo mundo.
• Quanto maior a pirâmide, maior poder e glória para o faraó, ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide. As pirâmides foram construídas numa época em que os faraós exerciam máximo poder político, social e econômico no Egito Antigo. Os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Como sua religião era politeísta, construíam várias pirâmides e monumentos para o faraó, já que eram considerados os “enviados de