As origens da internet
A Internet surgiu na época da Guerra Fria, em meados de 1970 a 1980 originada da Arpanet, a primeira rede nacional de computadores. Utilizada inicialmente com objetivos militares, para estabelecer comunicações entre as forças armadas norte-americanas em caso de ataques inimigos. Além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi importante para meios de comunicação acadêmicos. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
A Internet é o maior aglomerado de redes de comunicações mundiais e dispõe milhões de dispositivos interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP (conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede). Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
A EVOLUÇÃO DA INTERNET
Em 1987, foi feita a primeira reunião na USP para discutir o estabelecimento de uma ligação entre computadores e centros de pesquisa, com a participação de representantes do governo e Embratel. Esse é o considerado o marco zero da Internet no Brasil. Até o ano de 1994 muitas iniciativas independentes, em sua maioria de institutos de pesquisa, interessados em se conectar a redes descentralizadas, com velocidades bastante limitadas. A mídia trata o assunto ainda como “curiosidade”.
Em 20 de dezembro de 1994 a embratel convidou 5.000 usuários para testar o serviço de “Internet comercial”. Daí nascia a Internet como conhecemos hoje.
Até o ano de 1996 foram iniciadas as atividades dos principais provedores comerciais de internet. Os sites eram muito limitados. Exibiam apenas texto marcado e imagens, essa limitação técnica em função da baixa velocidade de conexão, não atraia os usuários. O número de