Origem da Internet
Nos anos de 1980 e 1981 misturam-se três mundos distintos: militares, cientistas e universidades. Esta mistura surge como consequência da criação de duas redes ligadas a instituições universitárias e científicas americanas: a BitNET (Universitária) e a CSNET (científica); vindo a potenciar o aparecimento de uma rede alargada com múltiplas aplicações, que é o que temos hoje. Em 1990 surge nos EUA o primeiro provedor de internet comercial, The World, e a ARPANET deixa formalmente de existir.
Em 1991, o suíço Tim Berners-Lee do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) apresentou um novo sistema de informação baseado na Internet. Este novo sistema de informação designou-se por World Wide Web, ou WWW. Até então era possível via Internet, entrar em sessões com máquinas remotas, efetuar a troca de mensagens, transferir dados em tempo real, criar servidores de informação onde se incluem textos, imagens, multimídia, formando uma verdadeira teia de informação.
Internet no Brasil
A história da Internet no Brasil começou bem mais tarde, só em 1991 com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia).
Em 1994, no dia 20 de