Fazer universidade
Cipriano Luckesi é bacharel em teologia, pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, licenciado em filosofia, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica do Salvador, Bahia. É mestre em ciências sociais, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia, doutor em educação: filosofia e história da educação, pelo programa de pós-graduação em educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É coordenador de grupo de estudo e pesquisa em educação. Professor pós-aposentado do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação-FACED e da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Nesse programa, além de ministrar aulas, é orientador de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento.
O capítulo I, Leitura Como Leitura do Mundo, pretende fazer uma introdução ao entendimento da leitura como leitura do mundo e não pura e simplesmente leitura de palavras, como, na maior parte das vezes, ela tem sido praticada.
O autor deixa claro que como seres humanos, somos, constantemente, inseridos em três dimensões: o passado, o presente e o futuro. Que somos seres pluridimensionais, superando a unidimensionalidade do tempo e do espaço. Dessa forma, a pluridimensionalidade que nos é característica nos torna capazes de herdar, incorporar, modificar e, por isso, nossa vida é marcada por um constante progresso.
O texto explica que de uma maneira ou de outra, para que possamos tomar conhecimento e usufruir da riqueza heróica construída e transmitida pelos homens de todos os tempos em termos de conhecimento, é fundamental e imprescindível a prática da leitura, onde a leitura é o exercício constante, reflexivo e crítico que nos é inerente de ouvir e entender o que nos diz à